12 soluções naturais para aliviar sintomas de alergias



Quando o corpo sofre uma reação alérgica, libera histamina como forma de defesa do organismo, justamente o que causa os sintomas das alergias. É aí que entram os anti-histamínicos que inibem sua ação. Para a nossa sorte existem vários anti-histamínicosnaturais e outras substâncias ativas benéficas no alivio dos sintomas.
Vitamina C – Não é mito, a vitamina C é um poderoso anti-histamínico, capriche na dosagem!
Equinácea (Echinácia purpúrea) – O chá de equinácea, além do efeito anti-histamínico, é um poderoso imunoestimulante com propriedades anti-inflamatórias, perfeito paracrises alérgicas e também gripes e resfriados.
Cúrcuma (Curcuma longa) – Também chamada de açafrão da terra, tem muitas propriedades como anti-inflamatória, antioxidanteantiviral, antimucótica, entre outras.
Orégano (Origanum vulgare) – Tem um verdadeiro mix de anti-histamínicos com propriedade antioxidante, antifúngica e anti-bacteriana.
Tomilho (Thymus) – Anti-histamínico natural com propriedade antisséptica. Seu óleo essencial tem ação antimicrobiana.
Quercetina – Um flavonóide natural que pode ser encontrado em grande parte das frutas cítricas e também em suplementos. Trata-se de um potente antioxidante que inibe a produção e liberação de histamina.
Alimentos antioxidantes – Os antioxidantes melhoram a resposta imunológica. Capriche no consumo de alimentos de alto valor nutricional com propriedade antioxidante como abacate, quinoa, salmão, chá verde, semente de linhaçachia, frutas vermelhas e cítricas, legumes e verduras como abóboras, batata doceinhame,espinafrebrócolisrepolho, etc.
Probióticos – Os probióticos são muito importantes para a saúde da flora intestinal, que por sua vez é fundamental para o bom funcionamento geral do organismo, o que inclui o sistema imunológico e uma boa absorção de nutrientes. Tudo isso é de grande ajuda para diminuir as reações alérgicas.
Pimenta – A pimenta na dose certa traz muitos benefícios para a saúde. Sua gama de propriedades como antioxidante, expectorantedescongestionante, vasodilatadora, anti-inflamatória, entre outras, faz dela uma ótima solução natural.
Óleos essenciais – Os óleos essenciais podem trazer grande alívio físico e mental. Algumas sugestões de óleo essencial no caso de alergias respiratórias são: óleo essencial de alecrimóleo essencial de pinho siberiano e o óleo essencial de hortelã pimenta.
Gengibre – Quando se associa o poder dos antioxidantes com anti-histamínico e ainda ação anti-inflamatória você encontra um poderoso aliado, esse é o caso do gengibre.
Chás de erva-cidreira, camomila e erva doce – Claro que não podia faltar um chazinho. Essas 3 sugestões tem efeito anti-histamínico e outros benefícios.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.