Exercícios de respiração para relaxar


Consciência respiratória

Deitada em decúbito dorsal (barriga para cima), joelhos levemente flexionados, pés apoiados no chão, mãos apoiadas no baixo ventre. Esta posição favorece a respiração abdominal e é nela que vamos nos concentrar agora.  Encha seu peito e seu abdômen de ar e sinta a distensão acompanhando o movimento das mãos, que se movem pra cima quando o ar entra, e para baixo quando o ar sai. Dedique algum tempo nesse exercício, inspirando pelo nariz e expirando pela boca, rosto relaxado e lábios levemente abertos.
Ao terminar o exercício, vire-se de lado, depois fique de barriga para baixo e só então levante para executar nosso segundo exercício, mantendo o relaxamento abdominalque conseguimos até aqui.

Expansão e relaxamento dos músculos abdominais

Agora de pé, com os pés ligeiramente afastados e joelhos levemente flexionados, com as mãos ainda no baixo ventre, vamos treinar a mesma respiração do exercício anterior, só que dessa vez em pé. Só a mudança de posição já dificulta a respiração abdominal (mais profunda), e nessa posição fica mais fácil se descuidar e entrar na respiração curta e rápida que aumenta a tensão, por isso esse treino é bem importante.
Com a prática, o ideal é que a nossa respiração natural, orgânica, passe a ser essa e, consequentemente, vamos nos sentir mais relaxados, com menos dores e desconfortos.

Respiração em 2 tempos/João bobo

De pé, com os pés afastados na largura dos ombros, quadril encaixado, braços ao longo do corpo, ombros, cabeça e pescoço relaxados. Faça a respiração profunda (abdominal), cheia de ar solte o tronco para baixo, exalando todo o ar num sopro só. Braços e cabeça acompanham o movimento, ficando soltos lá embaixo (entre suas pernas). Fique nesta posição inspirando e expirando umas 2x, solte todo o ar e suba rápido enchendo de ar novamente, respire normalmente umas 2x e repita o movimento. Faça o movimento de subir e descer o tronco 5x.

Respiração controle da saída de ar

Sentada com as pernas cruzadas confortavelmente (postura de meditação), coluna reta, mãos apoiadas nas coxas, olhos podem estar suavemente fechados. Faça a respiração profunda enchendo de ar e expire soltando o ar em 2 tempos, encha novamente de ar e solte em 3 tempos e assim consecutivamente, vá aumentando o tempo de saída do ar o máximo que conseguir.

Respiração controle entrada e saída de ar

Na mesma posição do exercício anterior, vamos controlar a saída e também a entrada de ar. Faça a respiração profunda enchendo de ar em 4 tempos, segura 2 tempos cheia de ar, solta o ar em 5 tempos, segura 2 tempos sem ar e repita o exercício 8x. Quanto mais lenta for a entrada e saída de ar, mais relaxada você vai ficar!
A respiração profunda pode ser praticada em todos os lugares e, quando você mais precisar, experimente fazer exercícios de respiração enquanto encara um congestionamento, uma reunião tensa, uma sala de espera, etc. e sempre dê uma voz de comando para seu cérebro relaxar. Experimente e nos conte o que achou!


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.