Surya Namaskar - Yoga


Surya Namaskar
O que é Saudação ao Sol?

Surya (Sol) Namaskar (Saudação) é a prática de uma sequência de Asanas que se conectam num movimento fluido. Muito vigorosa, é conhecida como a primeira e é até hoje a mais popular prática do Yoga Vinyasa. Seu objetivo é saudar e ativar a fonte geradora da nossa energia vital.
Curiosidades sobre o Surya Namaskar
Na tradição védica a Saudação ao Sol não se tratava de uma sequência de posturas, mas sim de uma sequência de mantras, que honravam o sol como símbolo divino. Essas palavras de poder eram entoadas ao amanhecer e chegavam a levar mais de uma hora para serem recitadas.
Não sabemos dizer ao certo a origem dessa prática como Asanas, pois não há referência a essa sequência nos textos de Yoga tradicionais.
Quando devemos praticar a Saudação?
O mais comum dessa prática é a sua execução de manhã, de frente para o Sol. Entretanto, muito além de saudar o Astro Rei Sol gerador de Prana (Energia Vital do planeta), no Surya Namaskar, estamos saudando também nosso Sol interior, ou seja, a fonte de nossa vida, nosso Atma ou Alma. Dessa maneira, pode-se executar as posturas a qualquer hora do dia, contanto que o busquemos  ascenda o nosso Sol interior.
O que faz dessa sequência algo tão poderoso?
Primeiramente, a sequência é feita com Asanas que exigem força, resistência respiratória, equilíbrio e concentração.
Para sua execução, é necessário o perfeito equilíbrio entre as 4 fases da respiração: Inspiração (Puraka), Sustentação dos pulmões cheios de ar (Kumbaka), Expiração (Rechaka) e Sustentação dos pulmões vazios (Sunyaka). Para isso, é recomendada a ativação de uma respiração mais ritmada e poderosa, chamada de Uyyai Pranayama (a respiração vitoriosa).
Outra técnica que também é aplicada é a Contração de algumas partes do corpo: tais como o períneo (Mula Bandha), o abdômen (Uddiyana Bandha) e a garganta (Jalandhara Bandha), prática que estimula o bom funcionamento das principais glândulas do corpo, ativando o metabolismo.

Veja aqui alguns dos benefícios para a saúde gerados pelo Surya Namaskar .

1)    Sistema Respiratório: melhora a oxigenação das células e dos tecidos do corpo e cérebro;
2)    Sistema Circulatório: estimula a atividade cardíaca;
3)    Sistema Digestivo: massageia vigorosamente o abdômen, estimulando os movimentos peristálticos, eliminando gases e melhorando a digestão;
4)    Sistema Urinário: elimina toxina, tonifica bexiga e rins;
5)    Sistema Nervoso: por conta dos movimentos ritmados, a coluna vertebral é altamente solicitada e massageada beneficiando nervos e plexos;
6)    Sistema Glandular: promove uma forte estimulação em todas as glândulas, ativando suas funções.


O Poder dos Asanas do Surya Namaskar:

1. Tadasana:
Benefícios: Acalma o centro do coração
Concentração: Anahata Chakra (Plexo Cardíaco)
Mantra: Om Mitraya Namah - "Eu reverencio a Ele que é toda bondade"
Virtude: Espiritualidade

2. Ardha Cakrasana
Benefícios: Promove abertura peitoral e fortalece as costas
Concentração: Visuddha Chakra (Plexo Laríngeo)
Mantra: Om Ravaye Namah - "Eu reverencio a Ele que é a causa de todas as transformações"
Virtude: Felicidade

3. Padahastasana
Benefícios: Elimina a fadiga
Concentração: Svadhistana Chakra (Plexo Sacral)
Mantra: Om Suryaya Namah - "Eu reverencio a Ele que induz à atividade"
Virtude: Discernimento

4. Uttana Bhujangasana
Benefícios: Desenvolve uma visão clara e límpida da realidade
Concentração: Ajna Chakra (Plexo Frontal)
Mantra: Om Bhanave Namah - "Eu reverencio a Ele que difunde"
Virtude: Alegria

5. Santolasana
Benefícios: Fortalecimento dos membros superiores e inferiores e abdômen
Concentração: Visudha Chakra (Plexo Laríngeo)
Mantra: Om Khagaya Namah - "Eu reverencio a Ele que se move no céu"
Virtude: Piedade

6. Astanga Namaskara
Benefícios: Promove um profundo relaxamento
Concentração: Manipura Chakra (Plexo Solar)
Mantra: Om Pusne Namah - "Eu reverencio a Ele que alimenta a todos"
Virtude: Humildade

7. Bhujangasana
Benefícios: Promove força de ação
Concentração: Svadhistana Chakra (Plexo Sacral)
Mantra: Om Hiranyagarbhaya Namah - "Eu reverencio a ele que se move no céu"
Virtude: Saúde

8. Adho Mukha Svanasana
Benefícios: Promove equilíbrio entre forças Yin e Yang
Concentração: Svadhistana Chakra (Plexo Sacral)
Mantra: Om Maricyaye Namah - "Eu reverencio a ele que possui raios"
Virtude: Compaixão

9. Uttana Bhujangasana
Benefícios: Promove concentração
Concentração: Ajna Chakra (Plexo Frontal)
Mantra: Om Adityaya Namah - "Eu reverencio a Ele que é o Deus dos Deuses"
Virtude: Equanimidade
  
10. Padahastasana
Benefícios: Promove atividade mental
Concentração: Svadhistana Chakra (Plexo Sacral)
Mantra: Om Savitre Namah - "Eu reverencio a Ele que produz a todas as coisas"
Virtude: Lealdade

11. Ardha Cakrasana
Benefícios: Promove abertura peitoral e fortalece as costas
Concentração: Visuddha Chakra (Plexo Laríngeo)
Mantra: Om Arkaya Namah - "Eu reverencio a Ele que permite ser adorado"
Virtude: Amor

12. Tadasana:
Benefícios: Promove a fé
Concentração: Anahata Chakra (Plexo Cardíaco)
Mantra: Om Bhaskaraya Namah - "Eu reverencio a Ele que conduz à iluminação"
Virtude: Sabedoria

Então, vamos à prática?


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