Mantras
“Os mantras nem sempre
possuem um significado claro e muitos deles são compostos por sílabas
aparentemente ininteligíveis. Mesmo assim, eles são efetivos porque ajudam a
manter a mente quieta e pacífica, integrando-a automaticamente na concentração.
Eles fazem a mente ser receptiva às vibrações muito sutis e, portanto, aumentam
sua percepção. Sua recitação erradica as negatividades grosseiras e a
verdadeira natureza das coisas pode ser refletida na claridade resultante em
sua mente.” Lama Zopa Rinpoche
“Um mantra não é nem uma
“palavra mágica” nem um “encantamento”. é um instrumento da representação e
concentração mentais e por isso um recurso do poder mental (mas não de forças
sobrenaturais). A raiz “man” significa “pensar”, enquanto o sufixo “tra”
exprime um instrumento, um recurso de acionamento. O efeito do mantra não depende,
por conseguinte, de sua entonação — este é outro mal-entendido amplamente
divulgado —, mas sim da atitude mental, das associações conscientes e
inconscientes que são criadas através da intuição e dos exercícios a ela
ligados.” Lama Anagarika Govinda
Os mantras do budismo
tibetanos podem ser entoados tanto em sânscrito como em tibetano. Abaixo alguns
dos mais conhecidos mantras do budismo tibetano, com áudio. Abaixo a explicação
por um dos mais renomados mestres da história do Tibete, sobre o mais conhecido
mantra, o mantra da compaixão. Cada mantra está associado a uma qualidade ou a
um mestre. Os mantras são repetidos com a ajuda de um mala, um tipo de rosário
tibetano, com 108 contas.
Om Mani Padme Hum (sânscrito) – (Chenrezig) (Avaloktesvara) –
Buda da Compaixão
Om Mani Pemé Hung
(tibetano)
“O mantra Om Mani Padme
Hum é fácil de dizer mas muito poderoso, pois contém a essência de todo o
ensinamento. Quando você diz a primeira sílaba Om é abençoada para ajudá-lo a
alcançar perfeição na prática da generosidade, Ma ajuda a perfeita prática da
ética pura, e Ni ajuda a alcançar perfeição na prática da tolerância e
paciência. Pad, a quarta sílaba, ajuda a alcançar a perfeição da perseverança,
Me ajuda a alcançar perfeição na prática da concentração, e a sexta sílaba
final Hum ajuda a alcançar perfeição na prática da sabedoria.
Assim, deste modo
recitação do mantra ajuda a alcançar a perfeição nas seis práticas de
generosidade para com sabedoria. O caminho destes seis perfeições é o caminho
trilhado por todos os Budas dos três tempos. O que poderia, então, ser mais
significativo do que para dizer o mantra e realizar as seis perfeições?” Dilgo Khyentse Rinpoche
Om Mani Padme Hum 1
(orquestrado pelo músico brasileiro Marcus Viana)
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