O Caminho da Meditação - 9 Estágios da Meditação Shamatha
O Caminho da Meditação Estabilizadora. Trecho do livro “Luminous Mind” de Kalu Rinpoche, sobre os 9 estágios da meditação shamatha. Veja o desenho completo abaixo e após a imagem, as explicações dos 9 estágios da meditação.
Esta ilustração é a
reprodução de um desenho tibetano que representa nove cenas, os nove estágios
do caminho da meditação estabilizadora ou shamatha.
Há dois personagens: o
homem, o meditador, o observador; e o elefante, que representa sua mente. Para
desenvolver shamatha, a mente usa duas ferramentas: a atenção e a lembrança. A
afiada machadinha representa a acuidade da atenção vigilante, e a corda com um
gancho é a lembrança da prática. Já que muitas distrações interrompem seu
estado alerta, vigilante, o meditador deve retornar a ela através de constantes
lembranças. A vigilância é a acuidade na base da meditação, e a lembrança
assegura sua continuidade. O estado de shamatha tem dois obstáculos principais:
o primeiro é a agitação ou dispersão criada pela fixação sobre pensamentos e
emoções passageiros; o segundo é o torpor ou preguiça, a estagnação mental. O
torpor é representado pela cor preta do elefante e a agitação pelo macaco. O
fogo que diminui ao longo do caminho representa a energia da meditação.
Conforme avançamos, a prática requer menos e menos esforço.
As seis curvas ou voltas
no caminho marcam seis platôs, masterizados sucessivamente pelas seis forças da
prática, que são: ouvir as instruções, assimilá-las, lembrá-las, vigilância,
perseverança e hábito perfeito. Ao lado da estrada há diferentes objetos: um
kathag(lenço branco, usado no budismo tibetano para referenciar um mestre),
algumas frutas, uma concha cheia de água perfumada, pequenos címbalos e um
espelho, representado os objetos dos sentidos; objetos tangíveis, sabores,
odores, sons e formas visuais, que distraem o meditador que se desvia do
caminho do shamatha ao segui-los.
[1] Na base da ilustração,
no primeiro estágio, há uma distância consideravelmente grande entre o meditar
e sua mente. O elefante da mente é guiado pelo macaco, ou agitação. O grande
fogo mostra que a meditação requer bastante energia. Os obstáculos são os
piores possíveis; tudo está preto.
[2] No segundo estágio, o
meditador chega mais próximo do elefante por causa de sua atenção. O macaco — a
agitação — ainda conduz a mente, mas o ritmo diminui. A estagnação e a agitação
diminuem; algum branco infiltra-se no preto do elefante e do macaco.
[3] No terceiro estágio, o
meditador não mais caça a sua mente; agora eles estão cara a cara. O macaco
ainda está à frente, mas não conduz mais o elefante. O contato entre o
meditador e a mente é estabelecido pela corda da lembrança. Ocorre uma forma
sutil de estagnação, representada por um pequeno coelho. A escuridão da
estagnação e da agitação diminui.
[4] No quarto estágio, o
progresso torna-se mais claro e o meditador chega ainda mais perto do elefante.
A alvura do macaco do elefante e do coelho aumenta. A cena torna-se mais clara.
[5] No quinto estágio, a
situação torna-se invertida. O meditador conduz o elefante da mente com a
atenção e lembrança contínuas. O macaco não conduz mais, porém o coelho ainda
está lá. A cena fica ainda mais clara. Em uma árvore próxima, um macaco branco
pega uma fruta. Isto representa a atividade da mente de se engajar em ações
positivas. Apesar de essas ações normalmente precisarem ser cultivadas, ainda
há distrações no contexto da prática do shamatha; é por isso que ela é preta e
está fora do caminho.
[6] No sexto estágio, o
progresso é mais definitivo. O meditador conduz e a lembrança é constante; ele
não tem mais que colocar sua atenção sobre a mente. O coelho se foi e a
situação torna-se cada vez mais clara.
[7] No sétimo estágio, a
cena torna-se muito pacífica. A caminhada não mais requer direção. A cena
torna-se quase completamente transparente. Alguns sinais de preto indicam
pontos de dificuldade.
[8] No oitavo estágio, o
elefante anda domado pelo meditador. Não há virtualmente mais nenhum preto e a
chama do esforço desapareceu. A meditação torna-se natural e contínua.
Kalu Rinpoche. Luminous mind: the way of the Buddha. Compilado
por Denis Töndrup, traduzido por Maria Montenegro, prefácio de S.S. o Dalai
Lama. Boston: Wisdom, 1997. Pág. 157-158.
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