Terapia Corporal

/
0 Comentários


As terapias corporais ou a técnica de massagem depende totalmente do perfil de relacionamento terapêutico que se desenvolve em cada caso (o terapeuta indica e o cliente escolhe a direção e o aprofundamento do trabalho).
De forma geral, trabalho com 3 objetivos:
- Movimentação
Movimentar e estimular movimentos de tecidos, articulações e fluidos sempre é positivo e saudável. Muitas vezes, o terapeuta inicia o movimento e o corpo continua, encontrando um melhor estado geral. Com o passar do tempo o corpo aprende e passa a reproduzir, sozinho, uma série destes movimentos.
- Conscientização
A melhor maneira de se evitar sempre os mesmos erros é através da conscientização. Alguém que sabe o porquê de um desconforto físico pode optar por uma mudança ou por continuar naquele estado por um determinado objetivo.
- Saúde
Ter saúde não significa não ter dores, desconfortos e doenças. Ter saúde é ter uma boa capacidade de assimilação e reação à estas adversidades físicas.
Durante a sessão de terapia corporal ou de massagem, a pessoa fica uma hora atenta a ela mesma e a seu corpo. Seus desconfortos são trabalhados, enquanto ela respira e relaxa. Muitos processos estabelecidos recentemente em áreas musculares e articulares são mobilizados e eliminados pelo próprio organismo, evitando que, mais tarde, estes processos se aprofundem envolvendo órgãos e sistemas e criando aí ambientes favoráveis às doenças.
O trabalho do terapeuta corporal é sempre tão abrangente?
Depende. Se os desconfortos relatados podem ser aliviados via manobras de massagem, ótimo! Se não, eu vou iniciar uma busca progressiva de possíveis causas.
Começamos procurando compensações físicas: acidentes, fraturas, cirurgias, tratamentos que a pessoa está fazendo ou deveria estar. Depois, são considerados os hábitos e o meio ambiente próximo, tipo: objetos que a pessoa usa ou carrega diariamente, colchão, travesseiro, sofá, cadeira de trabalho, banco do carro, uso de micro ou laptop, posturas para sentar e trabalhar ou ver televisão, dormir e ler, objetos nos vários ambientes, principalmente no quarto de dormir. Em seguida, observamos as atividades alimentares, esportivas, familiares, sociais e até religiosas.
Religiosas também?
Sem dúvida! Mesmo de forma mais indireta, os preceitos e crenças religiosas ou filosóficas podem ajudar a pessoa a lidar com mais ou menos flexibilidade frente às dificuldades que causam o estresse.
ALIMENTAÇÃO
Em 1º lugar, porque tudo o que se refere ao corpo é objeto de acompanhamento por parte do terapeuta.
Em 2º lugar, porque interfere no nível de estresse da pessoa.
Em 3º lugar, porque para o organismo, estresse e alimentação são “lidos” da mesma forma: reação química.
A questão é química. Carboidratos suprem o sistema nervoso. Gorduras suprem o sistema endócrino. Proteínas suprem o sistema muscular. Água define a qualidade celular de todas as estruturas além do adequado funcionamento do sistema renal. Cruzar informações como as queixas da pessoa, o seu estado corporal e sua alimentação podem indicar o porquê de certos desconfortos que sempre se repetem, sem uma solução mais satisfatória.
Qual a diferença entre Terapia Corporal e Massagem?
A Massagem refere-se, normalmente, à aplicação de uma determinada técnica, com o objetivo de atender uma solicitação específica. Não existe uma frequência obrigatória, sendo um serviço procurado quando surge um desconforto físico.
Já a Terapia Corporal é realizada com frequência e regularidade, criando compromisso e responsabilidade de ambas as partes, apresentando resultados cumulativos. A procura nem sempre é feita em função de uma queixa específica, sendo que muitas vezes o que o cliente deseja é um trabalho global de correção, manutenção e prevenção de seu estado físico. Além de massagem, são dadas orientações relativas a atividades físicas, esportes, posturas, alimentação, ambientes etc, além de leitura corporal que auxilia a pessoa no entendimento dos processos somáticos.
Há várias técnicas corporais, seguem as técnicas:
Massagem relaxante energética com Pedras e Cristais
E uma técnica de massoterapia tendo por objetivo diminuir o nível de estresse da pessoa.
A massagem age sobre a pele renovando sua camada superficial, desobstruindo os poros e além de aumentar a temperatura local e, além disso, tem ação calmante
A massagem pode agir de vários modos sobre o sistema nervoso, dependendo das técnicas empregadas, da dose e da pressão aplicada.
A massagem suave é calmamente e sedativa, a massagem vigorosa estimula e excita os nervos, tendo assim seu efeito local.
A massagem que utiliza as preciosas pedras do reino mineral como condutoras de energia, é uma técnica terapêutica que trabalha profundamente o ser. As pedras e cristais utilizados têm a função de limpeza, equilíbrio e proteção do corpo físico, mental, emocional. Os chakras (centros de energia) são trabalhados de maneira profunda, sendo que o equilíbrio dos mesmos é de importância vital para a manutenção e resgate de uma saúde plena. A sensação de relaxamento que esta massagem proporciona é inesquecível!
Zen Shiatsu
Uma técnica de massagem atual que tem como base conhecimentos e conceitos milenares da arte do toque e da e da filosofia oriental.
É a soma da técnica Shiatsu (Shi – dedo e Atsu – Pressão) e da filosofia Zen (a busca de iluminação através do autoconhecimento).
Trabalha o corpo de forma profunda e sem dor mantendo o terapeuta completamente centrado no aqui e agora, centrado no seu mestre que é o cliente, centrado no pulsar da vida.
Quando atuamos sobre o corpo físico, também o fazemos em forma de ondas ou cadeias de influência sobre o energético, sobre o emocional, sobre o mental e sobre o intuitivo.
“Tocar o corpo, fazer massagem; é tocar o espelho do outro. Ajuda a desembaraçar sua visão. É um abrir de janelas. Ao tocarem-se dois seres mudam sua realidade interna, criam uma sinergia de seres”.
O Zen Shiatsu busca o equilíbrio do indivíduo entre o EU SOU que está no centro de seu Ser e as particularidades emergentes da sua personalidade.
O encontro energético harmonioso com ele mesmo e com o meio ambiente ajudando a tomar consciência da importância e do valor que tem para si e para a humanidade como um todo.
O encontro entre o corpo e para a alma, possibilitando uma oportunidade de crescimento que permitirá o despertar do seu poder interior de auto cura enfrentando assim de forma mais equilibrada o stress diário com uma melhora na sua qualidade de vida.
TUI-NÁ
Tui significa “empurrar“, “deslizar” e Na significa “segurar com força“, “apreender“.
Tui-ná é um conjunto de técnicas manuais mais vigorosas onde o profissional além das mãos e dedos, utiliza os punhos, cotovelos, antebraços e joelhos nos canais de energia do corpo (meridianos) que também são praticados na acupuntura.
O objetivo da Tui-ná é alcançar efeitos de cura do próprio organismo estimulando os meridianos para que o corpo corrija eventuais desequilíbrios.
Pedras Quentes
A massagem com pedras quentes é uma das técnicas mais utilizadas para relaxar. É uma técnica com um poder muito forte de relaxamento justamente pelo calor das pedras, que além de deslizarem pela musculatura do nosso corpo, ainda esquentam a nossa pele causando uma excelente sensação.
Essa técnica com pedras quentes não é só recomendada para o relaxamento, pois sua aplicação serve como massagem terapêutica que harmoniza a energia do corpo, da mente e do espírito, restaurando o equilíbrio e trazendo saúde.
Usar pedras quentes em rituais de cura e para tratamento músculos cansados é uma uma antiga prática exercida por povos como indígenas e chineses. Desde antes da dinastia Shang por volta de 2000- 1500 a.C., elas já eram usadas para aliviar as dores.
Esta modalidade de massagem requer uma técnica apurada do terapeuta e um controle absoluto dos movimentos.
A massagem com pedras quentes serve para combater principalmente problemas relacionados ao estresse, induzindo o cliente a um estado de relaxamento na terapia que poucas vezes pode ser atingido em outras oportunidades. Por isso quase todos os clientes que utilizam a técnica voltam pouco tempo depois, e acabam criando uma rotina de massagem por conta da boa experiência que tiveram com essa modalidade de terapia.
Reflexologia
É um processo que ativa as forças recuperadoras do organismo, induzindo-o ao estado de equilíbrio e que trabalha com energias sutis, revitalizando o corpo.
A sessão de Reflexologia é desenvolvida através de um conjunto de manobras e técnicas de massagens (pressões) realizadas nas áreas reflexas dos pés e/ou das mãos.
Benefícios / Indicações:

  • Redução da tensão e relaxamento;
  • Melhor circulação;
  • Limpeza de toxinas;
  • Equilíbrio energético nos níveis: mental/emocional/vital/corporal;
  • Revitalização de energias;
  • Prevenção e manutenção da saúde.
  • Beneficia pessoas de todas as idades;
  • Pode ser usada em conjunto com outras terapiasA Reflexologia é um étodo de cura completamente seguro e eficaz. Funciona pela aplicação de pressão em áreas reflexas específicas dos pés e das mãos. Cada área reflexa corresponde a um órgão, glândula ou sistema em particular. Alguns consideram a Reflexologia a “medicina da alma” porque ela atinge a verdadeira raiz do problema físico ou emocional e trata o cliente holisticamente.é uma terapia não-invasiva que pode ser usada para tratar jovens e idosos, que remonta há muitos séculos atrás. As pinturas do antigo Egito, no Túmulo de Sakkarah, conhecido como o Túmulo do Médico, mostram pessoas tratando outras, por meio da terapia nos pés e nas mãos, indicando que os benefícios terapêuticos já eram conhecidos.No quarto século d.C., sabe-se que os chineses usavam a Reflexologia juntamente com a acupuntura. O Dr. Wai Hong, um médico chinês daquele tempo, descobriu que aplicar a pressão nos pés, assim que as agulhas estivessem no lugar, ajudava a liberar a energia e a maximizar a cura.

Massagem Sensorial - IndianaÈ um estilo de massagem que tem como base uma filosofia sensorial surgida em 2.500 a.C., cuja origem nasceu na cultura Drávida, povo que vivia no vale do Rio Indo, onde hoje é conhecido como Paquistão. Tem suas raízes na Yoga.A Massagem Sensorial tem como objetivo despertar e faz ascender a energia Kundalini que é a energia vital que dá movimento à vida e consequentemente todos os processos energéticos, emocionais, mentais e fisiológicos dos indivíduos. Considera-se a ascensão da Kundalini nascendo na região pélvica (chakra básico) e subindo pela coluna vertebral até o topo da cabeça (chakra primário). Beneficios /Indicações:

Fortalece, tonifica e vitaliza.Desperta a consciência da Bioeletricidade.Aumenta os níveis de endorfina, serotonina e ocitocina.Aumenta a sensibilidade do corpo.Potencializa as ondas de energia plena.Êxtase múltiplos.Modifica os paradigmas da sensibilidade .Desperta regiões sensoriais adormecidas ou condicionadas pela repetição constante.Dissolve bloqueios psicológicos e emocionais que inibem o fluxo de energia, afetando a experiência.Insere todos os grupos musculares do corpo ao mecanismo reflexo do êxtase, ampliando as possibilidades.Conecta a voz e a respiração às sensações do corpo, permitindo o livre fluxo da expansão de energia.Auxilia na cura de disfunções (baixa energia, ausência do prazer, vaginismo, pouca lubrificação e todos os quadros onde a pessoa não se sente plena no contato íntimo com o(a) parceiro(a)).


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.